A fundamentação educativa em Álvaro Vieira Pinto: formação humana e historicidade no âmago do real

José Pereira Peixoto Filho, Danilo Svágera da Costa

Resumen


Este estudo analisa a fundamentação educacional proposta pelo filósofo contemporâneo brasileiro Álvaro Vieira Pinto. Para tanto, discute-se as noções centrais presentes em sua obra “Sete Lições sobre Educação de Adultos” (1982), tais como: consciência, ingenuidade e criticismo, bem como a enfática relação da educação com a historicidade e a formação humana. Como proposta investigativa, iremos primeiramente abordar as motivações que levaram Álvaro a mudar o foco investigativo de suas obras, oferecendo-nos uma guinada da filosofia para uma temática educacional. No segundo momento, investigaremos as noções centrais da concepção educativa segundo o filósofo, visando uma explicação conceitual dos principais vocábulos utilizados para a constituição de uma Filosofia da Educação proposta pelo pensador. Em última instância, reiteramos como objetivo a recolocação das ideias do supracitado autor em debate, perfazendo as palavras de Paulo Freire ao incentivar o estudo de Álvaro (FREIRE, 1967).


Palavras-chave:Álvaro Vieira Pinto; fundamentação educacional; formação humana.  



Texto completo:

PDF

Referencias


CORTES, Norma. Esperança e democracia: as ideias de Álvaro Vieira Pinto. Belo horizonte: Editora UFMG, 2003.

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munoz. Coleção TRANS. Editora 34, 1992.

DO VALE, Antônio Marques. O ISEB, os intelectuais e a diferença: um diálogo teimoso na educação. São Paulo, UNESP, 2006.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

MARTINI, Renato Ramos. Os intelectuais do iseb, cultura e educação nos anos cinqüenta e sessenta. Revista AURORA ano III número 5 - Dezembro de 2009

PINTO, Álvaro Vieira. Consciência e realidade nacional. Rio de Janeiro: Instituto Superior de Estudos Brasileiros, 1960.

PINTO, Álvaro Vieira. Ideologia e desenvolvimento nacional. Rio de Janeiro: ISEB, 1956.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

ROUX, Jorge. Álvaro Vieira Pinto: nacionalismo e Terceiro Mundo. São Paulo: Cortez, 1990.

SCHAFF, Adam. Historia e verdade. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.