Do skholé à preguiça ou das tecnologias de Bem Viver

Maria Jacintha Vargas Netto

Resumen


A palavra grega skholé que pode ser traduzida como tempo livre é origem etimológica do termo escola e de sua tradução em muitas línguas: escuela, school, école, por exemplo.Skholé é o tempo sem trabalho, sem a submissão dos corpos à tortura da labuta e às distrações do negócio. É ao valor de restrição e cerceamento do trabalho que se contrapõe a possibilidade de um outro tempo, o skholé. Neste tempo, o único trabalho aceitável é aquele sobre si mesmo: o trabalho da negação de qualquer trabalho para um bem viver.

No espaço deste exercício, procuro recuperar o conceito de skholé, sua importância na tradição grega clássica e sua atualização na reflexão sobre a forma escola e outras formas de viver o tempo livre na atualidade em um mundo no qual o trabalho, a produção e a mercadoria são valores absolutos. Para tal, o presente estudo procura dialogar com algumas reflexões de Walter Benjamin (2006), Jan Masschelein; Martin Simons (2013) e Pierre Hadot (2002). Para além, o termo skholé está presente também na etimologia da expressão escola de samba. Portanto, este estudo procura investigar também algumas formas de viver o tempo livre que podem ter se estabelecido na tradição do samba carioca. Neste contexto, este estudo se apoia, ainda, no trabalho de Pereira (2006) para refletir sobre a possibilidade das escolas e rodas de samba serem potentes na constituição de redes educativas para as práticas sobre si para um bem viver para além dos valores dominantes do trabalho, da produção e da mercadoria. Seria, então, a preguiça do sambista carioca uma forma nossa de fundir, selecionar e recriar a tradição do skholé?


Palavras-chave: skholé, escola, escola de samba, preguiça



Texto completo:

PDF

Referencias


ANDRADE, M. de. Macunaíma. Disponível em:

Acesso em: 24 de julho de 2014.

BENJAMIN, W. Ócio e Ociosidade (Verbete). In:_______Passagens. Belo Horizonte: UFMG, 2006, p.839 -846.

__________. A doutrina das semelhanças. In: Obras escolhidas. Vol. I – magia e técnica, arte e política. 3.ed.São Paulo: Brasiliense, 1987, p.108 – 113. 74

____________. Rua de mão única. In : Obras escolhidas. Vol. II – Rua de mãoúnica. 5ª.ed.São Paulo: Brasiliense, 2000, p.09 – 69.

____________ . Opinions et pensées _ Mots et locutions du fils. In: Walter Benjamin. Archives. Péronnas: Klincksieck, 2011, p. 110 – 147.

____________ .Sur le programme de la philosofie qui vient. In: Walter Benjamin. Oeuvres I. Saint-Amand: Gallimard, 2000 , p. 179 – 197.

_____________ .A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA

L.C. (Org.). Teoria da cultura de Massa. 6. ed. rev. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 221-256.

CASTRO, E.V. de. O mármore e a murta: sobre a inconstância da alma selvagem. In:_________ . A inconstância da alma selvagem e outros ensaios em antropologia. São Paulo Cosac Naify, 2013.

PEREIRA, J. V. Tentavas e tentações: batidas no território da linguagem. In: OLIVEIRA, I. B.

Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. DP&A, 2010, p. 123– 134.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.