Filosofia, educação e artes visuais: Confluências formativas à luz da teoria crítica

Sandra Borsoi

Resumen


O presente artigo trata da relação entre filosofia, educação e artes visuais a partir do enfoque epistemológico da Teoria Crítica. O problema reflete sobre qual é o tipo de fundamentação teórica de práticas educativas e curriculares em Artes Visuais, que tornem possível a efetivação de um projeto de sociedade amparado nos ideais de emancipação, autonomia e consciência crítica dos sujeitos. Entende-se que é necessário rever qual é a intencionalidade e quais são os pressupostos teóricos da prática educativa em Artes Visuais, pois a falta desses referenciais contribui para que a concepção de arte da Indústria Cultural exerça sobre os sujeitos a alienação, a massificação e a anomia. Por isso, o resgate crítico-hermenêutico do Projeto da Modernidade é o meio que permite ampliar o conceito de razão esclarecida. Pela relação entre educação e arte têm-se os elementos que contribuem para a formação social desse Projeto. Segundo Adorno e Horkheimer, o esclarecimento crítico requer uma educação que favoreça a emancipação por meio da (1) obra de arte autêntica, (2) pelo pensamento dialético e (3) pela exigência clássica de o pensamento pensar o próprio pensamento.

Palavras Chave: Artes Visuais; Modernidade; Educação

This article deals with the relationship between philosophy, education and visual arts from the epistemological focus of Critical Theory. The problem reflects on what kind of theoretical foundation of educational and curricular practices in Visual Arts, which make possible the realization of a project of society supported the ideals of emancipation, autonomy and critical awareness of the subject. It is understood that it is necessary to review what is the intention and what the theorists of educational practice in Visual Arts assumptions, because the lack of these benchmarks that contributes to the conception of art exercises over the Cultural Industries subject to alienation, mass and anomie. Therefore, the critical-hermeneutic Rescue Project of Modernity is the medium that allows to extend the concept of enlightened reason. The relationship between education and art are the elements that contribute to the formation of this social project. According to Adorno and Horkheimer, critical clarification requires an education that fosters empowerment through (1) true work of art, (2) the dialectical thinking and (3) the requirement of classical thought thinking thought itself.

Keywords: Visual Arts; modernity; education

 


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