Paulo Freire e o trabalho social com famílias: um debate sobre a ação antidialogica
Resumen
O presente trabalho pretende realizar uma discussão acerca do impacto da postura antidialógica - problematizada por Paulo Freire - no trabalho social com famílias proposto pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) especialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dentro do território brasileiro. Inicialmente discute-se a proposta de desenvolvimento e formação humana expressa nos documentos da política de Assistência Social. Estes expressam uma preocupação com a necessidade da equipe técnica adotar uma postura participativa com os usuários visando o desenvolvimento comunitário. Em seguida, é realizada uma análise da relação desta com a compreensão do processo educativo proposto por Paulo Freire. Por fim, buscou-se construir uma reflexão acerca da posição antidialógica, sua relação com o assistencialismo e os impactos para o trabalho realizado com as famílias. Conclui-se que mesmo sendo citado pelos documentos como um referencial para o trabalho social, ainda há necessidade de maior proximidade com o debate e a perspectiva teórico-metodológica freireana de modo a evitar uma postura tutelar e bancária que objetiva e limita o desenvolvimento humano.
Palavras-Chave: Trabalho Social; Educação Popular; Paulo Freire.
Texto completo:
PDFReferencias
BRASIL. Conselho Nacional de Assistência Social. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução n. 109, de 11 de novembro de 2009). Brasília, MDS: 2009.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Fundamentos ético-políticos e rumos teórico-metodológicos para fortalecer o Trabalho Social com Famílias na Política Nacional de Assistência Social. Brasília: MDSSNAS, 2016.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Norma Operacional Básica da Assistência Social (NOBSUAS). Brasília: MDSSNAS, 2005.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Brasília: MDSSNAS, 2009.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas sobre o PAIF – volume II. Brasília: MDSSNAS, 2012.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Brasília: MDSSNAS, 2004.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e pratica da libertação: uma introdução ao pensamente de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.