A arte trágica em oposição ao racionalismo socrático: por uma universidade que valorize a criatividade

Mariana Maia Moreira

Resumen


O presente texto tem como objetivo refletir sobre o sistema universitário atual a partir dos filósofos: Friedrich Nietzsche, Marilena Chauí, do comentador Sylvio Gadelha. Entendemos que as universidades públicas estão institucionalizadas de maneira a reproduzir todos os traços da sociedade brasileira e nos indagamos se há fuga dessa lógica neoliberal implementada como lógica universitária; se há espaço para a criatividade, para o novo na universidade se estamos imersos em uma lógica produtivista. Esses três autores nos fazem pensar em escapatórias da lógica mercantil que se insere em nossas universidades. Para Nietzsche a fuga encontra-se no gênio; para Chauí só haverá mudança se houver uma transformação social; para Foucault, a partir dos textos de Gadelha, a fuga está na resistência a essa forma de governamentalidade.

Palavras-chave: Universidade – Produtividade – Criatividade.


Texto completo:

PDF

Referencias


CHAUÍ, Marilena. Ideologia, neoliberalismo e universidade. In: _________. A ideologia da competência. BH/SP: Autêntica, 2001. p. 85-117.

DIAS, Rosa Maria. Nietzsche educador. São Paulo: Scipione, 2003.

GADELHA, Sylvio. Biopolítica, governamentalidade e educação (capítulo IV); Biopolítica e educação: laços exemplos e perspectivas. In:

___________. Biopolítica, governamentalidade e educação. Introdução e conexões a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009, p.119-214.

NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia; ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

_____________. A gaia ciência. Tradução, notas, e posfácio Paulo Cézar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

___________________. Segunda Consideração intempestiva, da utilidade e da desvantagem da história para a vida. Tradução, Marco Antônio Casa Nova. Rio de Janeiro: Relume dumará, 2003.

_____________. Escritos sobre educação. Trad. Noéli Correia Sobrinho. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Loyola. 2011.

PAULA, Maria de Fátima Costa de. A questão da ciência e da verdade em Nietzsche. Niterói: UFF, 2001.

Portal Plataforma Lattes. Disponível em: - Acessado em: 08 de março de 2017.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.