Admoestações problemáticas para pensar a educação

Cesira Elisa de Fávari

Resumen


A educação, que se fortaleceu pela defesa de virtudes como poderosas “sementes”, correspondeu aos caminhos ordenados para a formação do homem, sendo a imagem que se construiu da criança como uma dessas “sementes”. Acerca das construções teóricas e culturais referentes à educação moral nos domínios do pensamento da ética, encontramos um pensador que pode nos fornecer caminhos para uma postura crítica diante delas. Reunindo elementos culturais do século XIX e de seu próprio período, é possível problematizar a educação pelo o que Walter Benjamin define como “admoestações problemáticas”, a técnica de influência das pedagogias teoricamente fundamentadas para remodelar a humanidade. Entre as temáticas sobre arte, técnica, história e experiência em Benjamin, há sempre o retorno para pensar a infância. Relacionada ora ou outra pela cultura; é interessante o tratamento que oferece aos livros, brinquedos, narrativas radiofônicas e imagens, que por meio deste último elemento cultural é possível questionar a infância correspondida aos termos de um mundo “socialmente regenerado”. Este pensador, dessa forma, nos joga ao interesse de levantar em sua obra todas as possíveis imagens da infância e de sua formação educacional que possam estar vinculadas à censura e reprimendas. Sendo o presente texto como parte da proposta do projeto de doutorado, apresentamos aqui um trabalho que está em processo, pretendendo cercar o início de uma dessas imagens (retrato de Kafka quando criança) que colocará futuramente em discussão imagens da primeira infância como acontecimento ético por uma perspectiva filosófica que problematize educação moral na modernidade. Dessa forma, adicionado ao processo de pensamento em Walter Benjamin, Kafka terá muito a contribuir para pensar o olhar paterno.

Palavras-chave: Educação moral; “admoestações problemáticas”, infância.


Texto completo:

PDF

Referencias


BENJAMIN, Walter. A hora das crianças: narrativas radiofônicas. Trad. Aldo Medeiros. Rio de Janeiro: Nau, 2015.

______. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.

______. O anjo da história. Org. e Trad.: João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

______. Rua de mão única: obras escolhidas Volume 2. Trad.: Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Editora brasiliense, 1987.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. Trad.: Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.

FRANCO, Ana Luiza Varella. O pensamento de Walter Benjamin e o legado Kantiano: uma nova forma de conceber o conhecimento, 2009. Disponível em: Acesso em: 03/11/16.

GALLO, Sílvio (Cord). Ética e cidadania: caminhos da filosofia. Campinas: Papirus, 1997.

GILES, Thomas Ransom. História da Educação. São Paulo: EPU, 1987.

JÚNIOR, Carlos Pernisa; LANDIM, Marisa. O pensamento como imagem. In: JÚNIOR, Carlos Pernisa, FURTADO, Fernando Fábio Fiorese,

ALVARENGA, Nilson Assunção. (Org.) Walter Benjamin: imagens. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.

KAFKA, Franz. Carta ao pai. Trad: Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

KOUTSOUKOS. Sandra Sofia Machado. No Estúdio do Photographo, O Rito da Pose Brasil, Segunda Metade do Século XIX. Revista Ágora, Vitória, n. 5, 2007, p. 1 -25.

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Questões conceituais de ética em educação. IN: Conjectura: Filos. Caxias do Sul: v. 18, n.12, p. 91-106, maio/ago. 2013.

ORLANTE, Emiliano; SALINAS, Martín. Notas sobre a significação da obra de Kafka no desenvolvimento do pensamento estético de Walter Benjamin. IN.: MACHADO, Carlos Eduardo Jordão; Jr, Rubens Machado;

VEDDA, Miguel. (Org) Walter Benjamin: experiência histórica e imagens dialéticas. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

VALÉRIA, M. Autores quando crianças... .Dose Literária. 23/11/2014. Disponível em:

< www.doseliteraria.com.br/2014/11/autores-quando-criancas.html>. Acessado em: 16/10/16.

VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 1994.

VIDAL, Diana Gonçalves. A fotografia como fonte para a historiografia educacional sobre o século XIX: uma primeira aproximação. IN.: FILHO, Luciano Mendes de Faria. (Org.) Educação, Modernidade e Civilização: fontes e perspectivas de análises para a história da educação oitocentista. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.