O ensino de Filosofia na corda-bamba das políticas educacionais: um estudo de caso

Guilherme dos Santos Pinto, Dulce Mörschbächer

Resumen


Pretende‐se neste artigo apresentar as reflexões referentes a um estudo de caso sobre os desafios e possibilidades de se ensinar filosofia em uma escola pública de Santa Maria, no interior do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. Este estudo foi realizado a partir de uma entrevista piloto desenvolvida pelo projeto de pesquisa - Políticas Públicas para o Ensino Médio e Ensino da Filosofia: uma analítica dos discursos – o qual visa realizar um estudo ampliado, capaz de propiciar uma análise mais densa dos discursos das políticas públicas para o Ensino Médio e de seus efeitos nas práticas curriculares que ali se realizam. O material de análise utilizado para o presente trabalho foi organizado a partir de uma pesquisa semiestruturada aplicada em conjunto com uma professora atuante da cidade. A entrevista teve como objetivo central fomentar possíveis relatos e reflexões sobre o tema das políticas educacionais e os desafios de se ensinar Filosofia nos dias de hoje. O estudo desenvolveu-se a partir de três princípios: a origem do trabalho, que se enquadra a própria entrevista-piloto; o conhecimento e relatos sobre como que algumas políticas educacionais implicaram e implicam na escola e, por consequência, na ação do docente em Filosofia; e, por fim, as possíveis reflexões sobre os desafios que o ensino de Filosofia pode ter nos dias atuais diante da atual inconstância conjuntural que o país se encontra. No entanto, para alcançar tais categorias de análise e reflexão, fora necessário adentrarmos brevemente no percurso histórico do Ensino de Filosofia no Brasil, bem como especificarmos quais as Leis e Diretrizes educacionais nos interessam para a construção desta pesquisa e quais as principais propostas que estas traziam em seu corpo. A partir desta pesquisa, foi possível considerar à potencialidade que o Ensino de Filosofia, em sua especificidade, têm em tempos tão duros, a saber, uma forma de resistência “reflexiva” contra os golpes que o país está sofrendo.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Políticas Educacionais; Potência.


Texto completo:

PDF

Referencias


AZEVEDO, Jose Clovis de. REIS, Jonas Tarcísio. Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. São Paulo: Fundação Santillana, 2013.

AZEVEDO, Jose Clovis de. REIS, Jonas. Democratização do Ensino Médio: a reestruturação curricular no RS. In: AZEVEDO, Jose Clovis de. REIS, Jonas Tarcísio (Org). Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. São Paulo: Fundação Santillana, 2013.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Resolução nº02, de 30 de janeiro de 2012. Brasília, 2012.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Lei nº 9394/96.

______. Ministério da Educação e Cultura. IDEB: como melhorar os índices. Disponível em: . Acesso em: 13-05-2016.

______. Ministério da Educação e Cultura. SAEB: Metodologia Utilizada. Disponível em: . Acesso em: 12-05-2016.

______. Ministério da Educação e Cultura. Sinopses Estatísticas da Educação Básica. Disponível em: . Acesso em: 12-05-2016.

______. Ministério da Educação. Ensino médio inovador: documento orientador. Brasília, SEB, 2009. Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2016.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

______. Portaria nº 971, de 09 de outubro de 2009. Institui o Programa Ensino Médio Inovador. Diário Oficial da União, Brasília, 13 out. 2009.

______. Programa de Aceleração do Crescimento. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/pac/. Acesso em: 13-05-2016.

______. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno VI : avaliação no ensino médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Ocimar Alavarse, Gabriel Gabrowski]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2013.

CERLETTI, Alejandro, O Ensino de Filosofia Como problema Filosófico. trad. Ingrid Muller Xavier, Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2009.

COLOMBO, Enzo. Descrever o Social: A Arte de escrever em pesquisa empírica. In: MELUCCI, Alberto (Org). Por uma sociologia reflexiva – Pesquisa Qualitativa e Cultura. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2005.

FERREIRA, Maria Vera. Ensino Médio Politécnico: mudança de paradigmas. In: AZEVEDO, Jose Clovis de. REIS, Jonas Tarcísio (Org). Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. São Paulo: Fundação Santillana, 2013.

GALLO, Silvio; Ensinar Filosofia, Um livro para professores. In: Silvio Gallo e Renata Lima Aspis (org.), Ed. Atta, 1ª edição, São Paulo, 2009.

________. A função da filosofia na escola e seu caráter interdisciplinar. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n. 2, maio/2004-out./2004. Disponível em: . Acesso em: 20/03/2017.

GIL. Antônio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

MOEHLECKE, Sabrina. O Ensino Médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 49, p. 39-58, jan.-abr. 2012.

OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino de filosofia. Ijuí, Rio Grande do Sul: Unijuí, 2002.

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO. Documento orientador das ações de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio em 2014. Ministério da Educação.

PEREIRA, Sueli Menezes. Implementação do ensino médio politécnico no rio grande do sul: possibilidades de viabilização. IX ANPED SUL. Caxias do Sul, 2012.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (2011‐2014). Porto Alegre, 2011.

ROCHA, Silvio Jandir Silva da. Interdisciplinaridade: possibilidades na prática curricular. In: AZEVEDO, Jose Clovis de. REIS, Jonas Tarcísio (Org). Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. São Paulo: Fundação Santillana, 2013.

SILVA, Monica Ribeiro da. Juventudes e Ensino Médio: possibilidades diante das novas DCN. In: AZEVEDO, Jose Clovis de. REIS, Jonas Tarcísio (Org). Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. São Paulo: Fundação Santillana, 2013.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciências e a Cultura. Protótipos de Ensino Médio e Ensino Médio Integrado. Brasília, 2011. Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2016.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.