Novos Sócrates. Parrhesía e epiméleia heautoû nas atitudes dos rappers
Resumen
Esta escrita considera a Filosofia como experiência de pensamento, fundamentando-se em Larrosa, Masschelain e Kohan, discutindo a postura socrática de parrhesía e epiméleia heautoû a partir de Foucault, na Hermenêutica do Sujeito (aulas de 06/01/82 e de 10/03/82) e em O Governo de si e dos outros, a prática da parrhesía como Filosofia (aula de 9/03/83) para dialogar com as vozes vindas das ruas, dos rappers, defendendo a ideia de que são eles os novos Sócrates. Responde a uma proposta de reflexão sobre a Disciplina Estudos da Infância e Juventude, em especial a partir dos textos de Dietzsch, para analisar os diálogos possíveis entre a cidade e a educação e com o relatório de Janice Tirelli Ponte de Sousa, sobre a reflexão acerca da experiência política entre os jovens, uma vez que Sócrates frequentava a ágora pela participação política, porque entendia que esta era uma obrigação, cuidava de si cuidando que os outros cuidassem de si: uma responsabilidade. Para dar sentido a defesa de que são os rappers os novos Sócrates, este trabalho traz a fala das ruas, a partir de entrevistas e letras de rap[1].
Palavras-chave: Filosofia – Educação – RAP
[1] A sigla ¨RAP¨ vem do inglês ¨Rhythm and Poetry¨ - ¨ Ritmo e Poesia¨. É um dos elementos da cultura ¨hip-hop¨. Sua origem foi na Jamaica, na década de 1960. É um gênero de música popular, urbana, que consiste numa declamação rápida e ritmada de um texto, com alturas aproximadas.
Texto completo:
PDFReferencias
BUBER, M. Sobre comunidade. São Paulo: Perspectiva, 2012.
DIETZSCH, Mary Julia Martins. Leituras da cidade e educação. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, São Paulo, set/dez 2006. Disponível em: Acesso em: 16 de dezembro de 2016.
DUFOURMANTELLE, Anne. Da Hospitalidade. São Paulo: Escuta, 2003
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
______________. O governo de si e dos outros. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
KOHAN, W. Ensino de Filosofia – perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
LARROSA, J. Tremores – escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
MASSCHELEIN, Jan. SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2014.
MOTTA, G. Sócrates, Adimanto e a necessidade da Filosofia. Revista Kléos nº 9/10, 2005/6. Disponível em: http://www.pragma.ifcs.ufrj.br/kleos/K9/K9-Motta.pdf. Acesso em 12 de dezembro de 2016.
SOUSA, Janice Tirelli Ponte de. A experiência contemporânea da política entre jovens do sul do Brasil. Disponível:biblioteca.classo.edu.ar/gsdl/collect/clacso/index/assoc/.../RELATORIOJaniceTirelli.pdf. Acesso em 16 de dezembro de 2016.
SOUZA, Vítor Hugo. Batalha de rap: a intimidade com palavras através das rimas. In: http://casperlibero.edu.br/batalha-de-rap-intimidade-com-palavras-atraves-das-rimas/ último acesso em 17/12/2016.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.