A escola nova e os fundamentos sociais da transformação escolar

Maria A. Lima Piai, Leoni M. Padilha Henning

Resumen


O objetivo deste trabalho é recuperar a reflexão de Anísio Teixeira acerca da sociedade moderna, vista por ele como aquela que se encontra em dinamismo constante e, de uma proposta de escola que atenda às necessidades desta sociedade. A pertinência do tema é muito atual e parece relevante ressaltar a proposta pedagógica deste pensador brasileiro, uma vez que a escola brasileira demonstra não conseguir ainda lidar com todo este dinamismo social trazido pela evolução científica, pela industrialização e pela popularização da democracia. A escola brasileira ainda parece estar aquém de muitos dos ideais progressistas pensados por Teixeira. Esta Escola Nova é progressiva porque precisa ser repensada constantemente, precisa estar aberta para as mudanças continuamente em curso no seio da sociedade. O desenvolvimento científico que se refaz permanentemente carrega consigo a necessidade da constante reconstrução da sociedade e da escola, pois os processos educativos vão ganhando novos significados e novas configurações. No entanto, a escola brasileira de hoje é diferente da escola dos dias de Teixeira e traz consigo novos fundamentos sociais.

Palavras-chave: Escola Nova. Sociedade. Educação. Mudanças. Anísio Teixeira.


Texto completo:

PDF

Referencias


BAUMAN, Zygmunt (2003). Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, de 20 de dezembro de 1996. Atualizada até 2017.

DEWEY, John (1979). Democracia e educação. Trad. Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

GERINBELLO, Wanda. Pompeu (1977). Anísio Teixeira: análise e sistematização de sua obra. São Paulo: Atlas.

KILPATRICH, William Heard (1974). Educação para uma civilização em mudança. Trad. Noemy S. Rudolfer. 12a ed. São Paulo: Edições Melhoramento.

MENDONÇA, Ana Waleska (2008). O CBPE: um projeto de Anísio. In: BRANDÃO, Zaia; MENDONÇA, Ana Waleska. Uma tradição esquecida: por que não lemos Anísio Teixeira (org.). 2a ed. Rio de Janeiro: Forma & Ação.

TEIXEIRA, Anísio (1967). A pedagogia de Dewey, esboço da teoria de educação de John Dewey. In: Vida e educação. Trad. Anísio Teixeira. 4a ed. São Paulo: Melhoramentos.

_____ (2008). Ciência e arte de educar. In: BRANDÃO, Zaia; MENDONÇA, Ana Waleska. Uma tradição esquecida: por que não lemos Anísio Teixeira (org.). 2a ed. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2008.

_____ (2017). Educação e desenvolvimento. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/desenvolvimento.html. Acesso: 28 de fevereiro de 2017.

_____ (1978). Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 8a ed. São Paulo: Ed. Nacional.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.