Política e cidadania: práticas sociais possíveis

Marilene de Melo Vieira

Resumen


Resumo:

 O que se observa na sociedade brasileira, que vive uma democracia representativa, é o exercício do político, como poder explícito, e não a política, na acepção grega, em que se interrogam num movimento interminável do pensamento reflexivo as representações e normas da tribo, e até a própria noção de verdade. Essa dicotomia foi rompida na Grécia Antiga, quando da criação da política, o que implicou a absorção do político – poder explícito – pela política. A estrutura e o exercício do poder explícito tornaram-se objeto de deliberação e decisões coletivas do corpo político e a discussão da instituição efetivou-se radical e ilimitada. A política constitui, portanto, uma atividade coletiva, refletida e deliberada cujo objeto e finalidade é a instituição da sociedade. Ao contrário do poder explícito, cuja finalidade é a preservação do sócio-histórico, é uma atividade instituinte, uma atividade de criação dos seres humanos.

Palavras-chave: política, político, socialização, cidadania, educação

 

Resumen:

Lo que se observa en la sociedad brasileña, que vive una democracia representativa, es el ejercicio del político, como poder explícito, y no de la política, en la acepción griega, en que se interrogan en un movimiento interminable del pensamiento reflexivo, las representaciones y normas de la tribu y aún la propia noción de verdad. Esa dicotomía fue rota en Grecia Antigua, cuando fue creada la política, lo que implicó la absorción del político – poder explícito – por la política. La estructura e el ejercicio del poder explícito llegaron a ser objeto de deliberación y decisiones colectivas del cuerpo político y la discusión de la institución se hizo efectiva de manera radical e ilimitada. La política constituye, por tanto, una actividad colectiva, reflejada y deliberada cuyo objeto y finalidad son la institución de la sociedad. Al revés del poder explícito, cuya finalidad es la preservación del sociohistórico, es una actividad instituidora, una actividad de creación de seres humanos.

Palabras clave: política; político; socialización; ciudadanía; educación.

 

Abstract:

What is found in Brazilian society, living a representative democracy, is the exercise of politics as an explicit means of power – not politics in its Greek sense, in which there is an endless questioning of the reflective thought, the representations and norms of the tribe, and even the notion of truth itself. This dichotomy was broken in Ancient Greece, when there was the creation of politics, which brought about the absorption of the political sense – explicit power – into politics. The structure and the exercise of explicit power have become object of deliberation and collective decisions of the political body and the discussion of the institution has become radically and limitlessly effective. Politics constitute, therefore, a collective activity, reflected and deliberate, whose object and finality is the institution of society. Contrary to the explicit power, whose finality is the socio-historical preservation, it is an instituting activity which creates human beings.

 Keywords: Politics; Political; Socialization; Education; Citizenship.


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