A experiência democrática: uma proposta de Paulo Freire para práxis educacional

Elaine de Souza Ferreira, Leoni Maria Padilha Henning

Resumen


Resumo:

O presente artigo tem por objetivo compreender as razões de nossa “inexperiência democrática” e as ferramentas necessárias para se operar a mudança que possibilite alcançarmos uma autêntica experiência democrática que se inicie na práxis pedagógica. Para Freire (2003) é fundamental refletir sobre a “inexperiência democrática” que se apresenta como um problema histórico social, ou seja, da própria estrutura opressora na qual se desenvolveu a história de nosso país. Um estudo dessa natureza contribui fornecendo não só as bases teóricas para refletirmos sobre nossa realidade, mas também as ferramentas para operarmos a mudança de construção coletiva de uma sociedade realmente democrática. Enquanto educadores precisamos estar conscientes do nosso papel de agentes construtores de uma sociedade democrática. Este trabalho se justifica na medida em que se propõe a aproximar educadores e educandos deste importante debate iniciado pelo autor para o qual nós também somos convidados. Ao escolhermos o tema desta pesquisa não tivemos outro objetivo senão o de retomar um assunto de importância cada vez maior na problemática nacional, sobretudo em tempos de pós-verdade, polarização política, ameaças constantes a direitos constitucionais há tempos conquistados, descaso pela educação, intolerância, autoritarismo, fascismo, racismo institucional e estrutural. Diante desse trágico cenário, observamos que a experiência democrática do nosso povo, que ainda se encontra em processo de transição, estando em sua adolescência, corre um sério risco de se extinguir. Assim, cabe indagarmos, por que uma educação crítica, problematizadora e orgânica que se faz com base na experiência democrática, pode possibilitar ao homem não só conhecer o seu contexto, mas, sobretudo interferir nele? Se pensarmos no cenário em que se desenvolve a educação brasileira atualmente, não seria arriscado demais uma educação plenamente humanizadora para todos (uma educação para o povo), como uma espécie de ferramenta afiada para a transformação social? Este é o perigo a que se refere Paulo Freire em sua época quando chama a atenção para a necessidade de uma educação orgânica sobre a atualidade brasileira, e que na atualidade continua representando um risco iminente. Paulo Freire chama a atenção para a necessidade da construção de uma educação orgânica que possa privilegiar a democracia como modo de vida. O pleno desenvolvimento de uma prática educativa requer o aumento do grau de consciência do ser humano, por isso, este trabalho tem como desafio nos ajudar a problematizar a realidade brasileira através da reflexão filosófica. Tem o objetivo de, através da reflexão sobre a educação, contribuir com a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática. Para realizar esses intentos, no desenvolvimento desta pesquisa, adotamos procedimentos que envolvem basicamente a pesquisa bibliográfica e documental para construção do referencial teórico e metodológico da educação filosófica no contexto brasileiro.

 

Palavras-chave: Experiência democrática. Práxis educacional. Paulo Freire.

 

Resumen:

Este artículo pretende comprender las razones de nuestra “inexperiencia democrática” y las herramientas necesarias para operar el cambio que posibilite alcanzar una auténtica experiencia democrática que se inicia en la praxis pedagógica. Para Freire (2003), es fundamental reflexionar sobre la “inexperiencia democrática” que se presenta como un problema histórico social, es decir, de la propia estructura opresora en que se desarrolló la historia de nuestro país. Un estudio de esta naturaleza contribuye aportando no sólo las bases teóricas para reflexionar sobre nuestra realidad, sino también las herramientas para operar el cambio en la construcción colectiva de una sociedad verdaderamente democrática. Como educadores, debemos ser conscientes de nuestro papel como agentes constructores de una sociedad democrática. Este trabajo se justifica en la medida en que se propone acercar a educadores y estudiantes a este importante debate iniciado por el autor al que también estamos invitados. Cuando elegimos el tema de esta investigación, no teníamos otro objetivo que retomar un tema de creciente trascendencia en la problemática nacional, especialmente en tiempos de posverdad, polarización política, amenazas constantes a derechos constitucionales largamente conquistados, desamparo por la educación. , intolerancia , autoritarismo, fascismo, racismo institucional y estructural. Ante este trágico escenario, observamos que la experiencia democrática de nuestro pueblo, que aún se encuentra en proceso de transición, estando en su adolescencia, corre un serio riesgo de extinguirse. Así, cabe preguntarse, ¿por qué una educación crítica, problematizadora y orgánica que se funda en la experiencia democrática, puede posibilitar que el hombre no sólo conozca su contexto, sino sobre todo inmiscuirse en él? Si pensamos en el escenario en el que se desarrolla actualmente la educación brasileña, ¿no sería demasiado arriesgada una educación para todos plenamente humanizadora (una educación para el pueblo), como una especie de herramienta afilada para la transformación social? Este es el peligro al que se refiere Paulo Freire en su tiempo cuando llama la atención sobre la necesidad de una educación orgánica sobre el presente brasileño, y que hoy sigue representando un riesgo inminente. Paulo Freire llama la atención sobre la necesidad de construir una educación orgánica que pueda privilegiar la democracia como forma de vida. El pleno desarrollo de una práctica educativa requiere un aumento en el nivel de conciencia humana, por lo que este trabajo tiene el desafío de ayudarnos a problematizar la realidad brasileña a través de la reflexión filosófica. Su objetivo es, a través de la reflexión sobre la educación, contribuir a la construcción de una sociedad verdaderamente democrática. Para llevar a cabo estos propósitos, en el desarrollo de esta investigación, adoptamos procedimientos que involucran básicamente la investigación bibliográfica y documental para construir el marco teórico y metodológico de la educación filosófica en el contexto brasileño.

 

Palabras clave: Experiencia democrática. praxis educativa. Paulo Freire.

 

 

Abstract:

This article aims to understand the reasons for our “democratic inexperience” and the tools necessary to operate the change that makes it possible to achieve an authentic democratic experience that begins in pedagogical praxis. For Freire (2003) it is essential to reflect on the “democratic inexperience” that presents itself as a social historical problem, that is, of the very oppressive structure in which the history of our country developed. A study of this nature contributes by providing not only the theoretical basis for reflecting on our reality, but also the tools to operate the change in the collective construction of a truly democratic society. As educators, we need to be aware of our role as building agents of a democratic society. This work is justified insofar as it proposes to bring educators and students closer to this important debate initiated by the author to which we are also invited. When we chose the theme of this research, we had no other objective than to return to an issue of increasing importance in the national problem, especially in times of post-truth, political polarization, constant threats to constitutional rights long conquered, neglect for education, intolerance , authoritarianism, fascism, institutional and structural racism. Faced with this tragic scenario, we observe that the democratic experience of our people, which is still in the process of transition, being in its adolescence, runs a serious risk of becoming extinct. Thus, it is worth asking, why a critical, problematizing and organic education that is based on democratic experience, can it make it possible for man not only to know his context, but above all to interfere in it? If we think about the scenario in which Brazilian education is currently developing, wouldn't a fully humanizing education for all (an education for the people) be too risky, as a kind of sharp tool for social transformation? This is the danger that Paulo Freire refers to in his time when he draws attention to the need for an organic education about the Brazilian present, and which today continues to represent an imminent risk. Paulo Freire draws attention to the need to build an organic education that can privilege democracy as a way of life. The full development of an educational practice requires an increase in the level of human consciousness, so this work has the challenge of helping us to problematize the Brazilian reality through philosophical reflection. Its objective is, through reflection on education, to contribute to the construction of a truly democratic society. In order to carry out these purposes, in the development of this research, we adopted procedures that basically involve bibliographic and documental research to build the theoretical and methodological framework of philosophical education in the Brazilian context.

 

Keywords: Democratic experience. Educational praxis. Paulo Freire.


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