Por uma educação na era tecnológica
Resumen
O filósofo alemão Hans Jonas(1903-1993) presenciou os principais momentos históricos do século XX, como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, que evidenciam o fortalecimento da tecnologia e demonstram o abuso do poder humano sobre a natureza. Talvez, por essa razão, sua filosofia levanta questões em torno da vida, que defende uma consciência racional, no sentido de preservar a natureza, o meio ambiente, sem se deixar guiar por seus próprios princípios ou interesses pessoais. Ou seja, a filosofia de Hans Jonas é reconhecida como uma filosofia da biologia, pensando o homem em meio a sua natureza. Para o autor, a tecnologia deu uma virada na forma de agir do sujeito contemporânea, que tem refletido em todos os âmbitos sociais, seja no trabalho, na constituição familiar, como também nas instituições escolares ou acadêmicas. De acordo com o filósofo, as éticas tradicionais não dão mais conta de explicar e justificar qualquer ação moral nessa esfera social, primeiro, por serem muito antropocêntricas, segundo, porque não tentam ver além do ser humano. Na sua obra “O princípio de Responsabilidade” (2006), Jonas destaca a necessidade do ser humano de agir com responsabilidade diante dos efeitos da tecnologia na nossa vida, por isso, uma ética da responsabilidade torna-se sua meta. Diante disso, o artigo aqui proposto tem a finalidade de se pensar numa educação a partir do pensamento jonasiano, destacando e refletindo a importância de um princípio responsabilidade para uma educação marcada pela era tecnológica, com o intuito de preservar assim, a geração futura, destacando alguns conceitos apresentados por ele como categorias: Heurística do medo, Fim e Valor, o Bem, o Dever e o Ser.
Palavras-chave: Educação, Ética, Hans Jonas, Responsabilidade.
Texto completo:
PDFReferencias
BAUMAN, Z. Vida Líquida. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
JONAS, H. O princípio responsabilidade. Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
______. O princípio vida. Fundamentos para uma biologia filosófica. Trad. de Carlos Almeida Pereira. Petropólis: Vozes, 2004.
LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Educação moral na perspectiva de Alasdair MacIntyre. Rio de Janeiro: ACCESS, 2007.
MACINTYRE, A. Depois da virtude. Um estudo em teoria moral. Trad. Jussara Simoes; rev. tec. Helder Buenos Aires de Carvalho. São Paulo: Edusc, 2001.
______. Justiça de Quem? Qual racionalidade? Trad. Marcelo Pimenta Marques, 4 ed. São Paulo: Loyola, 2010.
______. Tres versiones rivales de la ética. Madrid: Rialp, 1992.
______. Animales racionales y dependientes. Barcelona: Paidós, 2001.
SINGER, P. Um só mundo. A ética da Globalização. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.