A influência do pragmatismo norte-americano de John Dewey na escola de tempo integral no Brasil

Léia Soares da Silva, Francisco das Chagas Alves Rodrigues, Maria da Glória Carvalho Moura

Resumen


O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que busca de forma histórica apresentar o pensamento do filósofo americano John Dewey acerca do ideário pragmatista que serviu de base para o pensamento educacional brasileiro, sobretudo ao Movimento dos Pioneiros da Educação de 1932. Consequentemente, proporcionou um novo pensamento para o papel da escola na realidade brasileira, diante dos desafios que a sociedade lhe impõe na atualidade. Estruturado em três momentos de reflexão, o presente estudo traz inicialmente um breve histórico sobre o contexto de vida de Dewey e os primórdios do pensamento pragmatista americano; em seguida estabelece conexões entre o pensamento compreendido no pragmatismo como base para a implantação do ideal da escola de tempo integral no contexto brasileiro, momento em que se destaca o Movimento dos Pioneiros da Educação Nova e o seu expoente no Brasil, o educador Anísio Teixeira. Assim, esse estudo contribui para o debate do ideário da educação de tempo integral na visão de Dewey, além de apontar algumas leis e decretos que fundamentam a educação de tempo integral como expressiva parte da modalidade de ensino no contexto brasileiro. A discussão sobre a questão da duração da jornada diária escolar, ainda continua sendo polêmica no contexto da educação brasileira tendo em vista que, enquanto algumas opiniões defendem a necessidade de um tempo maior tanto para alunos e professores no desenvolvimento das atividades e conteúdos escolares, outras justificam que, na verdade, é o tempo diário escolar atual estabelecido que esteja sendo mal aproveitado pela escola. Portanto, compreende-se nesse sentido que as bases da escola de tempo integral no Brasil encontram-se no pensamento de John Dewey, tendo em vista que para o mesmo a educação, a filosofia e a ordem social constituem um todo indissociável que deverá está presente dentro do espaço e do currículo da escola de tempo integral.


Palavras-Chave: Dewey, Pragmatismo, Democracia, Educação, Tempo Integral.


Texto completo:

PDF

Referencias


ARCOVERDE, Yvelise Freitas de Souza. A arquitetura do tempo na cultura escolar: um estudo sobre os Centros de Educação Integral de Curitiba. 2003. 406 f. Tese (Doutorado em Educação)- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2003.

AZEVEDO, Fernando. A reconstrução educacional no Brasil. Ao povo e ao governo. O manifesto dos pioneiros da educação nova. São Paulo: Ed. Nacional, 1985.

BERGSON, Henri. A evolução criadora. In: Cartas, conferências e outros escritos. São Paulo: Abril Cultural, 1989 (Coleção os Pensadores).

BRASIL. Ministério de Educação. Decreto – lei nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação.

________. Decreto nº. 6.253, de 13 de novembro de 2007. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB regulamenta a Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 nov. 2007.

________. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

________. Constituição Federal de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.

________. Portaria Normativa Interministerial nº 17, de 24 de Abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação.

________. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002. CHAVES JUNIOR, J. G. Tempo integral: A utilização neoliberal da escola pública fundamental, a implantação das ETIS no estado de São Paulo. In: IV Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente. Uberlândia- MG, 1999.

CUNHA, Marcus Vinícius. John Dewey: Uma Filosofia para Educadores em Sala de Aula. Petrópolis: Vozes, 2002.

DANIEL, Marie-France. A filosofia e as crianças. São Paulo: SP, Editora Alexandria, 2000.

DEWEY, John. A Filosofia em Reconstrução. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958.

________. Como Pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1953.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.