O ensino de filosofia entre Foucault e Deleuze: por uma pedagogia do conceito como proposta de resistência.

Flávio José de Carvalho

Resumen


Nesta investigação que vem sendo desenvolvida desde 2013 temos nos ocupado com o pensamento de dois dos mais influentes filósofos franceses do século XX, Michel Foucault e Gilles Deleuze. O ponto fulcral sobre o qual vimos trabalhando remete ao problema do ensino de Filosofia no Ensino Médio, para cuja compreensão e conceitos peculiares a esta pesquisa buscamos orientação (embora, não exclusivamente) nas reflexões epistemológicas, pedagógicas e políticas de ambos os filósofos. A investigação resultou na construção de um diagnóstico do Ensino de Filosofia no Ensino Médio em escolas públicas e privadas da cidade de Campina Grande, Paraíba, pelo qual pudemos reconhecer como a relação poder-saber se manifesta no processo de ensino-aprendizagem de Filosofia, bem como diagnosticamos quão doutrinária e reduzida à exposição de conteúdo pode ser a aula de Filosofia. No atual estágio de nossa investigação estamos construindo um portfólio no qual constarão sugestões de planos de aulas dirigidos para o ensino de Filosofia no Ensino Médio, cuja constituição se orienta pela dinâmica da criação filosófica propugnada pela Pedagogia do Conceito. Desse modo, formularemos estratégias e ações de ensino que contemplem os sujeitos pedagógicos – docentes e discentes – das aulas de Filosofia nos três anos do Ensino Médio. Além dos planos de aula, o portfólio disponibilizará materiais didáticos (atividades com textos filosóficos, jogos de educação filosófica, materiais audiovisuais, entre outros possíveis) e suas respectivas aplicações na sala de aula de Filosofia. Desse modo, indicaremos como os elementos compreensivos oriundos da reflexão de ambos os filósofos podem ser aplicados nos desdobramentos teóricos e práticos do ensino de Filosofia no Ensino Médio, em vista de uma educação filosófica que priorize a atitude filosófica em sala de aula, fomentando uma educação filosófica autônoma, reconhecida como proposta de resistência.


Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Pedagogia do Conceito, Poder-saber, Resistência.



Texto completo:

PDF

Referencias


BACH, A. A arqueologia de Foucault na contramão das filosofias da história. Disponível em: http://www.scribd.com. Acesso em: 15 abr.2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. (Ciências Humanas e suas Tecnologias). Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. (Ciências Humanas e suas Tecnologias). Brasília: MEC; Secretaria de Educação Básica, 2006.

BULCÃO, M.; BARBOSA, E. Bachelard: Pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.

CASTRO, E. El vocabulario de Michel Foucault. Disponível em: http://www.scribd.com. Acesso em: 15 abr. 2012.

CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.

DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Lisboa: Relógio d’água, 2000.

DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. 2. ed. Trad. Vera Portocarrero e Gilda Gomes Carneiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

ERIBON, D. (1990) Michel Foucault. São Paulo, Companhia das Letras.

FISHER, R M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a09n114.pdf. Acesso em: 07 mai.2013.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade: a vontade de saber (v. I). Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. São Paulo: Graal Editora, 2007.

__________. Ditos e Escritos: Estética – literatura e pintura, música e cinema (vol. III). Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

__________. Ditos e Escritos: estratégia, poder-saber. (v. IV). Org. Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

__________. Microfísica do poder. 25. ed. São Paulo: Graal, 2012.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.