Abrangência e implicações da educação, da formação moral e da ação ética em Kant
Resumen
Queremos apontar que a Filosofia também se ocupou, desde o seu surgimento, com questões de ordem pedagógicas, por exemplo: os processos, os sentidos, os objetivos, os valores e as funções da educação. Pensamos que o interesse dos filósofos por temas pedagógicos/educacionais não poderia estar ausente no interior da história da filosofia, afinal, se a filosofia busca refletir, questionar e compreender questões intimamente Humanas – liberdade, conhecimento, amor, cultura, justiça, felicidade, amizade, belo, gosto, linguagem, ciência, razão, paixão, religião, política, poder [...] – se a filosofia é essencialmente conduzida e guiada por questões sobre e da natureza humana, a educação, que apresenta o próprio ser humano enquanto o seu objeto, não escaparia ao olhar filosófico. Tendo em vista que a expressão filosófica sobre educação é vasta no interior da história da filosofia, evidenciamos que buscar compreendê-la, isto é, compreender o esforço dos filósofos com o tema e os problemas de ordem pedagógicos/educacionais, investigar cuidadosamente a Filosofia da Educação, significa, ademais, procurar pensar em características fundamentais da própria natureza humana: o que é o ser humano, o que pode ser, o que deve ser, em seus anseios e desejos, em suma, uma reflexão sobre qual ser humano queremos no real. Se quisermos ponderar, decidir, aprimorar, corrigir, melhorar o estado da educação, devemos reconhecer o conteúdo do pensamento filosófico acerca da educação, ou seja, o valor de uma Filosofia da Educação – quer seja pelo seu valor intrínseco, quer seja pelo seu valor instrumental. Levando em consideração a conexão típica entre a educação e o ser humano, afirmamos que, o que oferece o pensamento, a orientação e a promoção da educação, apresenta a sua importância tanto para filósofos quanto para educadores. De acordo com a presente perspectiva, pretendemos, no presente trabalho, abordar a filosofia prática de Kant, com atenção, em particular, ao pensamento kantiano acerca da Educação. Almejamos trazer a FilosofiaPráticade Kant e asua Doutrina daEducação para avaliar, refletir e ajuizar sobre a possibilidade da formação moral do educando e a sua ação ética no mundo; o que se encerra, a partir do estudo filosófico, na análise de diferentes formas da ação pedagógica.
Palavras-chave: Kant, Filosofia Prática, Educação, Moralidade, Ética.
Texto completo:
PDFReferencias
BANHAM, G. Kant’s practical philosophy: from critique to doctrine. New York: Palgrave MacMillan, 2003.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BUENO, V. C. de A. Kant e a tarefa da educação. In. OLIVEIRA, P. E. de (org.) Filosofia e educação: aproximações e convergências. Curitiba: Círculo de Estudos Bandeirantes, 2012.
CAYGILL, H. Dicionário Kant. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1995.
CRAMPE-CASNABET, M. Kant, une revolution philosophique. Paris: Bordas, 1990.
DALBOSCO, C. A. Kant & a educação. Belo horizonte: Autêntica, 2011.
KANT, I.. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
______. Crítica da Razão Pura. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
______. Crítica da Razão Pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.
______. Sobre a pedagogia. Piracicaba: Unimep, 1999.
______. Crítica da Razão Prática. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. Metafísifca dos costumes. Parte II: Princípios metafísicos da doutrina da virtude. Lisboa: Ed. 70, 2004.
______. Antropologia de um ponto de vista pragmático. São Paulo: Iluminuras, 2006.
________. The Metaphysical elements of ethics. Forgotten Books, 2008. www.forgottenbooks.org . Acesso em 15 de maio de 2014.
KLAUDAT, A. Os princípios de aplicação da metafísica dos costumes de Kant. Revista Étic@. Florianópolis v.9, n 1 pp. 77 – 87. 2010.
LOUDEN, R. B. Kant’s Impure Ethics: From Rational Beings to Human Beings. NewYork, Oxford: Oxford University Press, 2000.
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.