Filosofia no ensino médio brasileiro: os desafios do diálogo com a América Latina
Resumen
O ensino de Filosofia no Brasil sinomiza o reflexo da relação da dependência epistêmica, que se mantém com o cânone ocidental filosófico (SCANNONE,1993), mantendo o status quo do conhecimento eurocêntrico. Além de ser um saber que durante muito tempo fez parte da formação da elite dirigente sem ter contato com as camadas populares, integrando a proposta educativa dos primeiros colégios brasileiros (PAIM;2007). Na passagem dos séculos continuou atuante na iniciativa privada. O quadro passa a mudar na década de 90, pois inicia-se o debate para o retorno da Filosofia de forma obrigatória para todas as instituições de ensino do país. Ação consolidada apenas em 2008, com a lei Nº 11.684 que oficializou o retorno para o nível médio. Tal fato representa uma conquista para formação dos jovens, ao mesmo tempo, que assinala a valorização da disciplina no âmbito da educação básica (ALVES, 2002). Aliam-se a esse indicativo, questões relacionadas à consolidação de um projeto formativo que atenda à especificidade da realidade brasileira, considerando a falta de familiarização dos alunos com esses saberes em sua totalidade, principalmente no tocante ao que é produzido em nosso continente. Em face de tal constatação, evidenciam-se desafios estruturais, conceituais, que se descortinam nessa inserção, seja na elaboração do PCNEM 2006, para o ensino desta área, que expõe uma seleção de conteúdos tradicionais do campo filosófico mais próximo da matriz européia, dificultando o diálogo com o pensamento latino-americano, ou nas referências didáticas e na OTM, que seguem a mesma lógica. Assumindo os desafios desse contexto, busca-se compreender como se expressa a ausência de um pensar latino-americano nos encaminhamentos que orientam a disciplina, dialogando com uma perspectiva pós-colonial, que assinala um movimento de afirmação epistêmica em nosso continente (MIGNOLO,2010). Dessa forma, o trabalho objetiva compreender o papel da filosofia na formação do jovem, considerando a importância do compartilhamento de saberes. O exercício de teorização realizado sob essa descrição assume um enfoque fenomenológico-hermenêutico, que busca revelar sentidos implícitos nos documentos que orientam a disciplina, nas obras e textos consultados (CORETH,1973). Nossos achados revelam uma possibilidade de presença de tais saberes na prática docente, atuando como um elemento mediador entre as teorias clássicas da filosofia e o pensar que se protagoniza na América latina.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia, Filosofia Latino Americana, Prática pedagógica.Texto completo:
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