Contribuição à identidade da disciplina filosofia da educação

Vieira M. de M

Resumen


Ao constituir uma prática social, a educação se faz inerente a toda realidade social-histórica, desenvolve-se sempre condicionada às significações imaginárias, com finalidades explícitas ou implícitas de autoconservação do instituído, embora conviva com a possibilidade de ruptura pela interrogação do instituído e pela criação do novo, seja na prática social política ou educativa, seja pela instituição de novas significações sociais. Assim, a educação é instituída e instituinte, isto é,  autoconservação e autoperpetuação das significações imaginárias do social-histórico, mas pode ser também possibilidade de um futuro diferente, se os indivíduos o quiserem e o fizerem ser. Essa possibilidade pode concretizar-se em nível coletivo, como interrogação: no exercício político, na participação de todos na discussão e deliberação dos negócios comuns – respublica – e no exercício da educação. Ressalta-se, todavia, que o que é o contexto social-histórico é o que potencialmente seus membros serão; se ele for justo e democrático, seus membros tenderão a sê-lo, pela socialização; se ele for injusto e autoritário, assim se tornarão seus membros e vice-versa.



Texto completo:

PDF

Referencias


ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa. Filosofia da educação: uma disciplina entre

a dispersão de conteúdos e a busca de uma identidade. 1996. Dissertação

(Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.

______. Trilhas e temas da disciplina filosofia da educação a partir da PUC-SP. 2002.

Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP.

ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTIAGO,

Joelciléa de Lima Ayres. Filosofia da educação: produção intelectual, identidade e

ensino a partir da ANPED. Belém: EDUEPA-UEPA, 2006.

BONTEMPI JÚNIOR, B. A cadeira de história e filosofia da educação da USP entre os

anos 40 e 60: um estudo das relações entre a vida acadêmica e a grande imprensa.

Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP.

BRASIL. Decreto-Lei n.º. 1.190, de 4 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade

Nacional de Filosofia. Brasília, 1939.

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. 3.ed. Rio de Janeiro:

Paz e Terra, 1982.

______. As encruzilhadas do labirinto I. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987a.

______. As encruzilhadas do labirinto 2: os domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 1987b.

______. As encruzilhadas do labirinto 3: o mundo fragmentado. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 1992.

______. As encruzilhadas do labirinto IV: a ascensão da insignificância. São Paulo:

Paz e Terra, 2002.

______. Feito e a ser feito: as encruzilhadas do labirinto V. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.