A constituição do GT-17 da ANPEd: crise e perspectivas da filosofia da educação na formação acadêmica

Danilo Svágera da Costa

Resumen


O presente artigo possui como objetivo a análise e caracterização do  Grupo de Trabalho 17 (GT17), denominado Filosofia da Educação, a partir dos trabalhos da área publicados nas reuniões da ANPEd entre os anos de 2010 e 2012. Para tanto, primeiramente caracterizaremos historicamente a criação desse GT, visando levantarmos questões que perpassam o interior do mesmo; paralelamente a esse levantamento, elucidaremos a crise expressa pelos pensadores Gallo, Pagni e Dalbosco. Essa crise, embora apareça referida de formas distintas pelos pensadores, diz respeito a indefinição das temáticas abordada pela área específica, bem como a ausência de critérios objetivos para a definição de uma área específica da Filosofia da Educação. Em segundo lugar, enfatizaremos a caracterização dos três últimos anos das reuniões da ANPEd. Para que possamos atingir esse objetivo específico, utilizaremos os trabalhos e suas metodologias apresentadas nas respectivas reuniões, visando defender que hoje encontramos uma maior clareza e definição dentro do próprio GT, o que não exclui a necessidade da discussão séria acerca das especificidades do Grupo.

Portanto, com os passos descritos acima, buscamos mapear o desenvolvimento e abordagem temática do específico Grupo de Trabalho, tecendo as considerações necessárias acerca do desenvolvimento da pesquisa em Filosofia da Educação. Somente teremos uma maior clareza no ensino e na abordagem da Filosofia da Educação se somarmos esforços para compreender o que há de produção e de perspectivas nesse assunto. Neste ponto específico, o estudo da arte e a crítica se mostram peça fundamental para erguermos uma área sólida de pesquisa e ensino. Longe de esgotar o assunto, desejamos colocar o ato reflexivo em movimento, atividade tão cara à disciplina Filosofia.

Palavras-chave: Filosofia da Educação; Anped; Crise; Formação Acadêmica.


Texto completo:

PDF

Referencias


ALBUQUERQUE, M.B.B; DIAS, A. S. Quinze anos da Filosofia da Educação na ANPEd: balanços e desafios. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 35, p. 233 – 252. jan/abr. 2012.

ALBUQUERQUE, M.B.B.; OLIVEIRA, I.A; SANTIAGO, J.L.A. Filosofia da Educação: produção intelectual, identidade e ensino a partir da ANPEd. Belém: EDUEPA, 2006.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: 34, 1992.

FREITAS, Marcos Cezar de. Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: USF: Contexto, 2001. 476 p.

GALLINA, Simone. O Ensino de Filosofia e a criação dos conceitos. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 359-371, set./dez. 2004

PAGNI, Pedro Ângelo e DALBOSCO, Cláudio Almir. As produções do GT-17 da ANPEd e o seu papel para o desenvolvimento da Filosofia da Educação no Brasil. Disponível em http://www.anped.org.br/internas/ver/historico-gt-17?m=17

SCHAFF, Adam. Historia e verdade. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995

VALLE, L.A.B.; KOHAN, W.O. Notas para pensar a Filosofia da Educação no Brasil. Educação em Revista. Marília: UNESP, n. 5, p. 15-22, 2004.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.