O lugar da filosofia na educação

Marcelo Senna Guimarães

Resumen


O texto pretende delinear brevemente a constituição de um campo de pesquisa em torno do ensino de filosofia no Brasil, destacando alguns marcos históricos recentes, e depois discutir dois pontos dentro desse tema. O primeiro ponto, abordado a partir da obra de Lidia Rodrigo, é a especificidade do trabalho do professor de ensino médio, que distingue esse trabalho daquele do pesquisador de filosofia, sem que essas duas atividades sejam totalmente excludentes. Pretende-se pensar essa especificidade, voltada para a produção de um saber didático, no contexto do ensino de filosofia, que pode ser caracterizado, de acordo com Silvio Gallo e Jacques Rancière, como a transmissão de uma ignorância, mais do que de um saber. O professor da educação básica, portanto, não é apenas o transmissor de um saber produzido pelos pesquisadores acadêmicos, mas é produtor de um saber específico. Paradoxalmente, esse saber se caracteriza pela ausência de saber, pela ignorância, ou pela abertura do espaço para a investigação. Temos assim o segundo ponto a desenvolver: essa característica paradoxal aproxima o ensino de filosofia da promoção da emancipação intelectual, que se dirige não apenas aos estudantes de filosofia, mas a estudantes e professores da educação básica como um todo. A abertura de um espaço de ignorância, ou de uma investigação coletiva, na escola, pode se mostrar frutífero não só para a formação de estudantes, mas também para a formação de professores. A presença da filosofia nas escolas, portanto, faz emergir a questão sobre o sentido da escola e da formação básica. Colocando as duas ideias anteriormente enunciadas em debate, pretende-se pensar sobre o lugar da filosofia na educação básica, entre a transmissão e a emancipação.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Transmissão; Emancipação.


Texto completo:

PDF

Referencias


Alves, Dalton José. A filosofia no ensino médio: ambiguidades e contradições na LDB. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

Favero, Altair Alberto; Ceppas, Filipe; Gontijo, Pedro Ergnaldo; Gallo, Silvio; Kohan, Walter Omar. O ensino de filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. In: CADERNOS CEDES 64: A filosofia e seu ensino. Campinas, vol. 24, n. 64, set/dez 2004, p. 257-280.

Foucault, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Gallo, Silvio. O aprender filosofia com exercício de si. In: XAVIER, Ingrid Muller; KOHAN, Walter. Filosofar: aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica, 2012, p. 69-84.

Hadot, Pierre. O que é a filosofia antiga? São Paulo: Loyola, 1999.

Rancière, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

Rodrigo, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula. Teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

UNESCO. La Philosophie, une Ecole de la Liberté - Enseignement de la philosophie et apprentissage du philosopher : état des lieux et regards pour l'avenir. Paris: UNESCO, 2007. (Tradução para o espanhol por UNESCO, 2011)


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.