O ensino de filosofia e as questões da emancipação e da identidade

Jorge Alves de Oliveira

Resumen


A complexidade que cerca o ato de educar pede a presença da filosofia. São inúmeros os escritos sobre a filosofia da educação. Neste texto a filosofia da educação se faz presente no auxílio da reflexão e da abordagem dos temas emancipação e identidade. O ponto de partida é a concepção de que educação escolar deva promover a emancipação. Tal propósito, afeta diretamente o que se tem por identidade. O pano de fundo desta reflexão são os constantes sinais de não à escola observados à partir do (não) compromisso com os estudos, os resultados finais nas avaliações, as atitudes ostensivas quanto ao patrimônio e aos agentes escolares. O que se postula é tais atitudes revelam a não identificação com aquilo que é ofertado no espaço escolar, em especial, sala de aula. Possibilitar a fala, ofertar repertório por meio da literatura filosófica, promover o diálogo, algo próprio da filosofia, podem contribuir no processo emancipatório e na revisão dos critérios identitários.


Palavras-chave: Educação escolar. Emancipação. Identidade. Filosofia da educação.



Texto completo:

PDF

Referencias


ABREU, Jonas S. A crise das identidades na América Latina. Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/Ambivalencias/article/view/1946. Acesso 20/11/2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LORIERI, M. A. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

MIGNOLO, Walter D. La colonialidad a ló largo y a ló ancho: el hemisfério occidental em el horizonte colnial de la modernidad.

http://people.duke.edu/~wmignolo/InteractiveCV/Publications/Lacolonialidad.pdf Acesso em 20/11/2014.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In.: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Eduargo Lander (org). Coleção Sur Sur, CLASCO, Arg. 2005.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. En libro: La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Edgardo Lander (comp.) CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Buenos Aires, Argentina. Setembro de 2005. p. 227-278. Disponible en la Word Wilde Web http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/lander/quijano.rtf Acesso em 20 nov 2014.

SANTOS, Boaventura S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

SEVERINO, A. J. A compreensão filosófica do educar e a construção da filosofia da educação. In: Rocha, Dorothy. (Org.). Filosofia da Educação: diferentes abordagens. Campinas: Papirus. 2004.

TAVARES, Manuel. A Filosofia Andina 1: Uma interpelação ao pensamento ocidental. Colonialismo, colonialidade e descolonização para uma interdiversidade de saberes (J. Estermann). EccoS Revista Científica, núm. 32, SP. 2013.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.