Ensino de filosofia e filosofia da educação na América Latina: reflexões (in)devidas sobre o conceito de diálogo no contexto da educação profissional em if(s) de Alagoas e Pernambuco

Luis Lucas Dantas da Silva, Willamis Aprígio de Araújo

Resumen


Essa reflexão faz parte de um Projeto de Pesquisa em andamento o qual busca realizar um trabalho interdisciplinar e interinstitucional, ao mesmo tempo em que se almeja socializar o conhecimento de cada participante com vistas ao crescimento pessoal (humano) e cognitivo. Registra-se como imprescindível o estabelecimento de parcerias entre os institutos, IFPE, campus Vitória de Santo Antão e IFAL, campus Maragogi, ambos localizado geograficamente no Nordeste brasileiro, notadamente com a Gestão em exercício através da ciência concedida também pelas coordenações de pesquisa. Com esta pesquisa tornou-se intento especular acerca da especificidade das relações humanas travadas na sociedade cotidianamente, bem como vislumbrar a possibilidade de uma mudança prática na relação com o outro, na família, nos Institutos os quais estamos inseridos e na sociedade como um todo. O escopo deste Projeto é realizar de maneira indissociável um processo de pesquisa que considere teoria e prática como unidade de ação. Assim, visa-se investigar questões relacionadas à convivência pessoal e coletiva considerando o percurso que implica na sua formalização conceitual e burocrática, na formação pessoal de cada membro do grupo, bem como, dos sujeitos que fazem parte do cotidiano de suas vidas. Intenta-se debruçar-se nos aspectos relativos ao pensamento do filósofo Martin Buber, o qual deixa um legado conceitual e prático para se pensar um paradigma de educar a pessoa humana com vistas à outra forma de organização social. Também busca elucidar a contribuição da Filosofia em sala a medida que torna-se convidativa para inserir alunos e professores na dinâmica indissociável do ensino e da pesquisa, os quais constituem também as diretrizes e os fundamentos do missão social de cada Instituto Federal (IF).


Palavras-chave: Filosofia, Educação, Formação, Profissional, Diálogo.



Texto completo:

PDF

Referencias


ARAÚJO, Willamis Aprígio de. Martin Buber e a gestão dialógica: um caminho de efetivação para comunidade autêntica. 2012. 55 f. Monografia (Especialização em Educação). Faculdade Frassinetti do Recife, Recife, 2012.

______. Ética e Alteridade: uma leitura a partir da filosofia de Martin Buber e suas implicações para a compreensão do outro. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade Federal de Pernambuco, Recife: 2014.

BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2007.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís A. Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2000. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 12 ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BRASIL (1998). Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Parte IV – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília, MEC.

BUBER, Martin. EU e TU. Trad. e introd. de Newton Aquiles Von Zuben. 9 ed. São Paulo: Centauro, 2004.

______. Do diálogo e do dialógico. Editora Cortez e morais. São Paulo, 1977.

EBY, Frederick. História da educação moderna: teoria, organizações e práticas educacionais. Trad. Maria Ângela Vinagre de Almeida. 2ª Ed. Porto Alegre: Editora Globo, 1976.

GIKOVATE, Flávio. A arte de educar. Curitiba: Nova Didática, 2001.

DEKENS, Olivier. Compreender Kant. Trad. Paula Silva. São Paulo: Ed. Loyola, 2008. FREITAIG, Bárbara. O indivíduo em formação. 3 ed. Coleção questões de nossa época. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

GALEFFI, D. O diálogo como experiência filosófica fundamental na Educação Básica. In. BORBA, S.; KOHAN, W. (orgs.). Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. 4ª Ed. Piracicaba: UNIMEP, 2004.

KOHAN, Walter Omar, LEAL, Bernardina, RIBEIRO, Álvaro (orgs.). Filosofia na escola pública. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010. MARÇAL, Jairo (org). Antologia de textos filosóficos. Curitiba-PR: SEED, 2009, 736 p.

MATOS, Junot. Em toda parte e em nenhum lugar: a formação pedagógica do professor de filosofia. 2. Ed. Recife: FASA, 2008. V. 1. 332 p.

ROHR, Ferdinand. A multidimensionalidade na formação do educador. In: Revista de Educação AEC, n. 110, jan/mar, 1990. _____. Ética pedagógica na educação espiritual: um estudo comparativo. In: Caderno de Filosofia. Recife, n. 4, p. 5-45, 2002.

MINAYO, Maria Cecília de S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. 5ª. ed. São Paulo - Rio de Janeiro: Hucitec - Abrasco, 1998.

MORIN, Edgar. Os setes saberes necessário para a educação do futuro. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

RODRIGUES, Neidson. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. In. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 76, outubro/2001.

ROHDEN, Luiz. Sobre as condições e as implicações da arte de dialogar. In. RIBAS, M. A. C. [et all]. Filosofia e Ensino: a filosofia na escola: Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. (Coleção filosofia e ensino; 7), p. 195-211.

SALLES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de. O Projeto Filosofia na Escola: uma experiência com a prática filosófica na infância. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2008.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.