A literatura enquanto práxis educativa emancipatória e as possibilidades formativas dos Bildungsroman

Fausto dos Santos Amaral Filho, Neiva Afonso Oliveira

Resumen


Resumo:

O texto discute o modo de compreensão dos Bildungsroman, da arte e da formação humana nos formatos da Bildung alemã. Levanta questões, em primeiro lugar, sobre os caminhos que a racionalidade moderna foi tomando, com prejuízo da arte e da filosofia como maneiras do conhecer realizar-se. Em segundo lugar, e tendo presente o que foi dito relativamente às necessidades de produção de sentido para além do que é racional, detecta-se que a literatura pode exercer um papel fundamental para a formação humana. Ainda que pensemos que, em última instância, toda a literatura é formativa, debruçamo-nos sobre um caso emblemático: os romances de formação, dimensões literárias da formação do eu. Como caso exemplar de literatura que descreve, retrata a formação do sujeito, ainda na segunda parte do texto, trazemos uma abordagem sobre os Bildungsroman como oportunidade de resgate entre o que se perdeu na modernidade em termos de uma subjetividade que aflorara, apesar do progresso das ciências e do avanço da técnica. O texto traz como conclusão a necessária ênfase nos processos formativos que promovam os interesses integrais da multiplicidade das possibilidades humanas, entre eles, a emancipação dos sujeitos.

 

Palavras-chave: práxis educativa - Bildung - Bildungsroman – emancipação

 

 

Resumen:

El texto discute el modo de comprensión de los Bildungsroman, de la arte y de la formación humana en los formatos de la Bildung alemana. Primeramente, señala cuestiones sobre los caminos que tomó la racionalidad moderna, a partir de prejuicios de la arte y de la filosofia como maneras del conocer y del realizarse. En segundo lugar, detecta, teniendo lo que fue dicho en relación a las necesidades de producción para allá de lo que es racional, que la literatura puede tener un papel fundamental para la formación humana. Aunque pensemos que toda la literatura es, en ultima instancia, formativa, levamos en cuenta un caso emblemático: los romances de formación, las dimensiones literárias de la formación del yo. Como ejemplo de una literatura que descrebe así como retrata la formación del sujeto, traemos en la segunda parte del texto una abordaje cuanto a los Bildungsroman encuanto oportunidad de rescate entre lo que fue perdido en la modernidad en los termos de una subjetividad floreciente, a pesar de del progreso de la ciência y de los avances de la tecnica. El texto trae como conclusión una énfasis necesaria en los procesos formativos que

promovieron los intereses integrales de la multiplicidad de posibilidades humana, entre esas la emancipación del sujeto.

 

Palabras clave: praxis educativa - Bildung - Bildungsroman - emancipación

 

 

Abstract:

The text discusses the way of comprehension about the Bildungsroman, Art and human formation along the lines of German Bildung. Firstly, it brings up questions about the ways that modern rationality has been chosen with losses to Art as well as to other ways of knowledge. Secondly, and having in mind what is often said relatively to necessities of meaning production beyond to what is rational, we get to catch that literature can  play a very important role to human formation. Although, we think that, at last, all literature is formative, we lean over an emblematic case: romances of formation, literary dimensions of self's formation. As an exemplary literature case which describes portraying the subject's formation, in the second part of the text, we bring an approach about Bildungsroman as an opportunity of rescuing between what was lost in Modernity relatively to a subjectivity that outcropped, besides science progress and technical advance. As conclusion, it's said the necessary enphasis in formative processes which promote complete interests on human possibilities - of emancipation, among the mentioned possibilities.

 

Keywords: educative praxis - Bildung - Bildungsroman – emancipation


Texto completo:

PDF

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.