O uso de metodologias ativas com tic no ensino de disciplinas filosóficas: a abp nos estudos filosóficos

Thiago Pessoa Prudente, Luís Paulo Leopoldo Mercado, Walter Matias

Resumen


Este artigo visa dialogar sobre o papel da Filosofia no ensino superior, através do estudo das disciplinas filosóficas, no interior de outros cursos de graduação, a partir da utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e com o auxilio das tecnologias da informação e comunicação (TIC) aplicadas à educação. Nessa proposta discutimos a concepção, percepção e aplicação da Filosofia nas formações de nível superior através de uma pesquisa documental feita em artigos e livros publicados nas ultimas duas décadas e dedicados aos temas: ensino de Filosofia para educação superior no Brasil; uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, especificamente a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), e sobre o uso das TIC na educação. Analisou-se a relação entre a metodologia clássica de ensino-aprendizagem em Filosofia frente a inovações pedagógicas trazidas pelas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e pelas TIC ligadas à educação, tendo-se em mente que nas diversas formações superiores investigadas a Filosofia é um componente que tem o papel de fundamentar o desenvolvimento da visão critica de mundo e de realidade, além de fornecer temas para os debates e pesquisas em outras disciplinas das matrizes curriculares observadas. Discute-se qual é a compreensão e o papel realmente desempenhado pela Filosofia nas formações de nível superior tendo como contraponto o ideal traçado para a mesma nos currículos dos cursos de graduação investigados, a prática de ensino adotada pelos professores responsáveis por essa atividade e a visão do aluno quanto o entendimento da necessidade dessa disciplina em sua formação acadêmica e profissional futura. Procura-se também entender como o ensino de filosofia, a ABP e as TIC colaboraram para a evolução dos cursos onde já ocorre a interação entre as três, e, também se tenta compreender por que não se vislumbra num horizonte próximo a utilização conjunta de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e TIC na formação dos professores de Filosofia, através da analise de como ocorre essa formação hoje em dia, quais metodologias são mais frequentemente utilizadas, quais os desafios e problemas que precisam ser superados e o que se precisa fazer para que a essa interação ocorra. E por fim, mas não menos importante, é necessário destacar potenciais melhorias que a maneira de ensinar Filosofia, que é usado em outros cursos superiores atavés de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e das TIC, pode apontar para o desenvolvimento da formação superior em Filosofia e seu ensino.


 

Palavras-chaves: Ensino-aprendizagem; metodologias ativas; TIC; Disciplinas Filosóficas. 

 

Texto completo:

PDF

Referencias


GIUSTA, Agnela S. Educação a distância: contexto histórico e situação atual. In: GIUSTA, Agnela S.; FRANCO, Iara M. (Org). Educação a distância: uma articulação entre a teoria e a prática. Belo Horizonte: PUC Minas Virtual, 2003a, p. 17-44.

______. Concepções do processo ensino/aprendizagem. In: GIUSTA, Agnela S.; FRANCO, Iara M. (Org). Educação a distância: uma articulação entre a teoria e a prática. Belo Horizonte: PUC Minas: PUC Minas Virtual, 2003b, p. 45-72.

GORBANEFF, Yuri. Qué se puede aprender de la literatura sobre el aprendizaje basado en problemas. Revista de la Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad Militar Nueva Granada, Bogotá, v. 18, n. 1, p. 61-74, jun. 2010. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S012168052010000100004&script=sci_arttex. Acesso em: 13 maio 2014.

MATOS, Junot C. A Formação dos professores para o ensino de Filosofia. In: MATOS, Junot C.; COSTA, Marcos R. N. (Org). Ensino de filosofia: questões fundamentais. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014, p. 9-30.

SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: 10 abr. 2014.

TOLEDO JUNIOR, Antonio C. C. et al. Aprendizagem baseada em problemas: uma nova referência para a construção do currículo médico. Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 18, n. 02, p. 123-131, 2008. Disponível em: http://rmmg.org/artigo/detalhes/521. Acesso em: 13 maio 2014.

VALENTE, José A. Informática na educação no Brasil: análise e contextualizção histórica. In: VALENTE, José A. (Org). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/NIED, 1999, p. 1-48.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.