Formação humana para ação no mundo: um olhar a partir de Hannah Arendt

Julianne Luiza da Silva

Resumen


A formação de jovens constitui-se num dos mais significativos desafios à educação escolar. Tal problemática tem sido objeto de discussão no campo da Filosofia da Educação, que tem colocado em destaque o sentido da ética. O enfrentamento dessa temática nos coloca ante o sentido do ético no espaço educativo e propriamente do reconhecimento da educação integral como direito humano a uma formação que abarque a integralidade humana. Nessa linha, o artigo aborda a problemática da experiência formativa e sua contribuição para o agir no mundo considerando as contribuições do pensamento do Hannah Arendt. Este trabalho integra a pesquisa em andamento Ética, Diálogo e Pensamento: desafios e perspectivas na Formação dos Jovens no contexto das Escolas de Referência. As caracterizações apresentadas constituem parte da pesquisa bibliográfica assumindo o direcionamento da hermenêutica, no que pese aos procedimentos de análise e sistematização dos textos.


Palavras-Chaves: Formação Humana, Ação, Ética, Mundo, Arendt.



Texto completo:

PDF

Referencias


ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Educação em Hannah Arendt: entre o deserto e o amor ao mundo. São Paulo: Cortez, 2011.

ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. 7 ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BRAYNER, Flávio Henrique Albert. Educação e “Regressão da autoridade”: umas discussão sobre diálogo e democracia a partir de uma sugestão de H.Arendt. In: Educação e sociedade: a herança de um fim de século desencantado. Recife: Ed. Universidade da UFPE, 2002.

COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Educação. São Paulo, SP: Editora Canção Nova, 2008. (Coleção valores).

GOERGEN, Pedro. Educação Moral e Cultura. Estudos de Sociologia, Araraquara, v.15, n.28, p.159-175, 2010

LAFER, Celso. Hannah Arendt: pensamento, persuasão e poder. 2. ed,. rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

MOURA, Maurinúbia Monteiro de. Formação humana e escolarização: um estudo da proposta formativa das escolas de referência de Pernambuco. Caruaru: O Autor, 2012.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.