I Congreso ALFE

Resenha do

I Congresso Latino-americano de Filosofia da Educação em Campinas 2011

Em julho de 2010, um grupo de pesquisadores decidiu pensar caminhos para a interlocução da Filosofia da Educação na América Latina, em Bogotá, Colômbia, no contexto do 12º Congresso Internacional de Filosofia da Educação da International Network of Philosophers of Education – INPE. Foi criado um Comitê Gestor que assumiu a responsabilidade de construir as condições para a construção de uma Associação de Filosofia da Educação na América Latina, nos mesmos parâmetros da Philosophy of Education Society dos Estados Unidos ou mesmo do INPE. Os (as) responsáveis pelo trabalho originário de Filosofia da Educação na América Latina foram: Juan Martín López Calvo e Renato Huarte (México), Angela Santi e Samuel Mendonça (Brasil), Sonia Vásquez (Chile), Leopoldo Arteaga (Peru), Andrea Díaz (Uruguai), Andrés Mejía e Ciro Parra (Colômbia). Em pouco tempo, houve a construção de proposta para a realização do I Congresso Latino-americano de Filosofia da Educação, na cidade Campinas (Brasil) e assim nasceu a Associação Latino-americana de Filosofia da Educação – ALFE.

O evento contou com a organização do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE). A Pontifícia Universidade Católica de Campinas ofereceu os recursos de infra-estrutura e o financiamento foi concedido pelas agências de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

O apoio formal do Departamento de Filosofia, História e Educação (DEFHE) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas marcou a presença, no Congresso, de importantes professores de filosofia da educação do Brasil. Além disso, a participação de professores do Grupo de Trabalho 17 – Filosofia da Educação, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) foi crucial para o êxito do evento em PUC Campinas.

A expectativa de público para este 1º Congresso era muito modesta no entanto, por meio de ampla divulgação entre pesquisadores na América Latina, o número de trabalhos recebidos superou as expectativas dos organizadores. Houve a publicação impressa dos resumos discutidos neste evento e, no portal da ALFE, a publicação de mais de mil páginas de produção resultante deste evento, com o registro de ISSN 2236-7519.

A conferência de abertura, ministrada pelo Prof. Dr. Antonio Joaquim Severino, intitulada “A Filosofia da Educação e os desafios da educação no contexto historicossocial latino-americano da atualidade”, apresentou um balanço do status da Filosofia da América Latina. Foram apresentados cerca de 180 trabalhos de autores de diversos países e de todas as regiões do Brasil. Houve presença de autores dos Estados Unidos da América, Portugal, Espanha e diversos países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai. Os trabalhos foram apresentados em sete (sete) eixos temáticos: Fundamentos da Educação, Método e Pesquisa em Educação, Política e Educação, Ensino de Filosofia, Democracia e Educação, Filosofia e Educação na América Latina e Teorias da Educação.

Os diferentes momentos de discussão de análise da produção que trata da filosofia da educação na América Latina foram estimulantes e suficientes para que os participantes daquele evento pudessem planejar a continuidade do trabalho da ALFE. Nesse sentido, houve uma importante Assembléia que definiu a composição da primeira Diretoria e as principais metas para os próximos anos, com destaque para a criação de uma revista eletrônica que pudesse aglutinar os diferentes interesses de investigação de pesquisadores latino-americanos. A publicação deste primeiro número da Revista Ixtli significa o compromisso assumido ainda em Campinas, com todos os filiados e com o público em geral, em relação à divulgação do conhecimento filosófico educacional da América Latina.

Prof. Dr. Samuel Mendonça
Presidente da ALFE
(2011-2013/2013-2015)

Programa de Pós-Graduação em Educação
da Pontifícia Universidade Católica de Campinas